FGR
FGR   Cliente ×

“Economizar dinheiro é uma tarefa difícil para a maioria da população. No Brasil, apenas 38% das pessoas guardaram algum dinheiro em 2019, segundo uma pesquisa feita pela Anbima. Os motivos são muitos e vão desde as muitas contas para pagar até a falta de organização. Para este último há uma importante aliada que pode ajudar a fazer o salário render mais: a tecnologia.”


10 aplicativos gratuitos que vão te ajudar a economizar ao comprar sua casa

Controlar suas finanças vai ficar muito mais fácil depois de conhecer esses 10 aplicativos gratuitos! A gente sabe bem que economizar para comprar uma casa nem sempre é fácil. Principalmente para quem não está acostumado a ter o controle financeiro ali, na ponta do lápis. 

Mas isso não quer dizer que essa tarefa se tornará um bicho de sete cabeças. Afinal de contas, temos a tecnologia ao nosso favor. Então, para te ajudar a realizar a tão sonhada compra da sua casa, separamos essa listinha. Confere só:

1. Fortuno


Foto: Reprodução/Marcela Franco

Nossa primeira indicação na lista de aplicativos gratuitos, é o Fortuno. Ele é um app de finanças pessoais que oferece diversas ferramentas fáceis de utilizar. 

Para começar, é possível cadastrar as despesas de forma mensal, semanal e diária. Além dos ganhos, faturas do cartão de crédito e, até mesmo, definir orçamentos. 

O mais interessante é que ele centraliza todas as finanças em um único lugar. Isso acontece porque sua programação permite adicionar os valores disponíveis em contas-correntes de diferentes bancos, investimentos e poupanças. Não apenas, à medida que o usuário vai adicionando os gastos do dia, o aplicativo mostra o saldo restante na tela inicial. 

Outro ponto é que entre os aplicativos gratuitos de finanças, o Fortuno disponibiliza gráficos e relatórios de despesas para facilitar a visualização dos gastos. 

O app é gratuito, mas disponibiliza funções extras pagas. 

Disponível apenas para Android.

2.IM+


Foto: Reprodução/Infomoney.com.br

O app IM+ é uma parceria da InfoMoney com a Fliper. Se trata de um aplicativo de controle financeiro gratuito, no qual você poderá controlar suas finanças e investimentos de forma automática. Outro ponto relevante é que o app disponibiliza conteúdos relevantes em um único lugar. 

O IM+ apresenta diversas funções práticas e exclusivas. É capaz de conectar suas contas de bancos, corretoras e FGTS para que você tenha em um único app todas as informações sobre o seu dinheiro. A funcionalidade cashflow é um grande auxiliar na hora de controlar os ganhos e gastos automaticamente. 

Outro ponto positivo para quem se interessa em receber notícias do mercado financeiro é que o app oferece todo o conteúdo de cotações e novidades do InfoMoney sobre mercados, investimentos, criptomoedas, finanças, economia e política. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

3. Splitwise

Foto: Reprodução/Splitwise.com

Esse é um daqueles aplicativos gratuitos perfeitos para quem deseja compartilhar despesas entre amigos e/ou familiares. A ferramenta é bastante intuitiva, ideal para separar e rastrear contas e despesas. 

É a opção ideal para os pais acompanharem as finanças dos filhos adolescentes, por exemplo. Ou mesmo para aqueles que desejam iniciar uma educação financeira. 

Além disso, também é uma ótima opção para os casais que estão começando a vida a dois e não sabem muito bem como gerenciar as finanças da melhor maneira para conseguir economizar. 

O mais indicado para evitar sustos nas contas é cadastrar as fixas, como água, luz, telefone e aluguel para destinar o dinheiro diretamente e pagá-las na data certa.

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

4. Mobills

Foto: Reprodução/Mobills.com.br

Se você tem um perfil investidor e quer começar a controlar os gastos para economizar, vai gostar de conhecer o Mobills. 

Um dos aplicativos gratuitos de finanças que permite adicionar informações de aplicação. É possível inserir o nome da corretora, período e tipos de investimentos, por exemplo. 

Além disso, o app mostra diversos indicadores de mercado, para ajudar o usuário na hora de investir.

De forma geral, o app permite o cadastro de receitas e gastos de forma detalhada, usando filtros, como categorias, forma de pagamento e período. 

É possível usar uma ferramenta para definir o planejamento do mês e receber alertas quando atingir os valores estipulados.  Também conta com lembretes sobre o vencimento das contas e cartões de crédito. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

6. Orçamento Fácil

Foto: Reprodução/Google Play

O aplicativo Orçamento Fácil permite ao usuário checar suas despesas diárias e melhorar suas economias. 

É possível visualizar o fluxo de ganhos e gastos em uma única página totalmente customizável. 

Além disso, oferece uma série de ferramentas para gerenciar melhor o dinheiro, com vários gráficos e calendário. 

Também é possível sincronizar os dados entre dispositivos e conectar com as contas bancárias. Outros recursos envolvem: seção dedicada aos cartões de crédito; agendamento de gastos e transações; orçamentos; gráficos; calendário; e diversas outras ferramentas.  

Disponível para download em: App Store e Google Play.

5. Minhas Economias

Foto: Reprodução/Google Play

Um dos aplicativos gratuitos de finanças com melhor avaliação nas lojas digitais. 

O Minhas Economias é um app que:

  • permite controle de despesas e receitas; 

  • possui sincronização na nuvem; 

  • gera gráficos e relatórios; 

  • realiza comparativo de fundo, podendo analisar o desempenho dos principais fundos DI, renda fixa e multimercado; 

  • possui indicadores financeiros com as taxas CDI, poupança, dólar e vários outros; 

  • possui um gerenciador de sonhos, uma ferramenta que ajuda no planejamento de objetivos a médio e longo prazo. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

7. Guiabolso

Foto: Reprodução/Marcela Franco

O Guiabolso é um dos aplicativos gratuitos que permite o cadastro e acompanhamento das finanças, além de conectar as principais contas dos principais bancos nacionais. 

Disponibiliza a categorização dos gastos e análise automática dos mesmos. As análises disponibilizadas também oferecem dicas personalizadas, para ajudar o usuário a ganhar, gastar e guardar o dinheiro de acordo com o perfil e estilo de vida. 

Um dos diferenciais desse aplicativo é a oferta de diferentes parceiros, incluindo empréstimos, contas correntes, cartões, investimentos e seguros. 

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é a consulta de CPF e Score, quantas vezes quiser. 

Os recursos de planejamento financeiro e agenda também são essenciais para o controle de renda e gastos mensais. Tornando possível o gerenciamento do orçamento e agendamento de pagamento de boletos. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

 8. Money Lover

Foto: Reprodução/Google Play

Com uma das maiores avaliações entre os aplicativos gratuitos de finanças nas lojas digitais, o Money Lover também já ganhou vários prêmios. 

Trata-se de uma ferramenta simples e amigável. Permite separar o orçamento mensal em várias categorias, ajudando na segmentação dos gastos e compreensão do fluxo de dinheiro. 

Também disponibiliza opções para criar categorias com base na rotina e necessidades do usuário. Outro ponto é a funcionalidade "Modo Viagem", nos casos de viagens internacionais, por exemplo. Assim é possível realizar o controle e cadastramento de gastos usando a moeda local. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

9. Toshl Finance

Foto: Reprodução/Google Play

Esse é um dos aplicativos gratuitos de finanças que permite o monitoramento de cartões e dinheiro em um único lugar. 

A interface do app usa objetivos e estimula a criação de metas e caminhos. Por exemplo, para realizar o sonho de comprar a casa própria, você será capaz de fazer isso muito mais rápido e de uma forma mais divertida. 

Além do fluxo do dinheiro, que indica o destino exato dos seus gastos, o usuário também tem acesso a um resumo mensal.

Assim como a maioria dos apps de finanças, o Toshl Finance oferece gráficos, tabelas e fluxogramas, para melhor visualização. 

Vale ressaltar que o aplicativo é gratuito, mas as principais funcionalidades estão no plano premium. Apesar disso, o app merece um lugarzinho na nossa lista por ser considerado um dos melhores e principais do mercado. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

10. Moneyfy

Foto: Reprodução/Moneyfy.me

Um dos principais diferenciais deste aplicativo gratuito de finanças é a possibilidade de analisar relatórios de acordo com qualquer periodicidade escolhida. 

Assim como outros apps, permite a criação de planilhas de orçamento familiar e o compartilhamento do controle financeiro com outras pessoas. Além disso, possui sincronização de dados entre múltiplos dispositivos. 

Outros recursos interessantes são: visualização em gráficos, controle e organização de pagamentos recorrentes, controle em múltiplas moedas, backup e exportação de dados financeiros de forma simples, entre vários outros. 

Disponível para download em: App Store, Google Play e Web.

Agora que você já conhece alguns dos principais aplicativos gratuitos de finanças e orçamentos, que tal experimentar aquele que mais te chamou a atenção? Dê o primeiro passo para começar a economizar e comprar a sua casa!



POR FGR - junho 2022